As vezes o acúmulo de objetivos pode parecer um problema, não é mesmo? Ainda mais quando se mora em apartamentos, parecer tarefa difícil deixar tudo arrumado e guardado em seu devido lugar quando se trata de organizar espaços pequenos. Porém, com um pouco de criatividade é possível transformar um espaço pequeno em um ambiente organizado, multifuncional e muito aconchegante!
Confira abaixo 8 dias rápidas de como organizar espaços pequenos e inspire-se com as referências!
Escolha tons claros
Desde a decoração, até a cor das paredes. Tons claros deixam os pequenos espaços mais leves e clean, sem muita poluição visual. A decoração monocromática, variando uma mesma cor em várias intensidades amplia o campo de visão e divisão e deixa muito mais fácil organizar espaços pequenos.
Invista em espelhos
Espelhos colocados estrategicamente em paredes criam a sensação de alongamento do espaço, levando a crer que o ambiente é maior do que ele realmente é. Uma dica é colocar o espelho em uma parede toda, dá a sensação que o ambiente dobra de tamanho!
Valorize a luz natural, utilize tecidos leves e transparentes para as cortinas
A dica de organização para espaços pequenos quando o assunto é cortina segue a mesma linha da anterior, combine vários tons de uma mesma cor, e no caso da cortina, pode-se apostar no tom mais claro de todos os outros objetos presentes na sala. A cortina romana é uma ótima dica, pois se move rente à janela e não ocupa muito espaço.
Aposte em móveis que possam ter mais de uma função
Sofás-camas, camas com baús e gavetas, armários com porta de correr, baús que viram pufes, estantes vazadas, cadeiras que viram escadas, as opções são inúmeras! Use da sua criatividade e pesquise bastante, pois economia de espaço é um dos passos fundamentais para organizar espaços pequenos.
Não exagere na quantidade de objetos
Organizar espaços pequenos requer também muita seleção. Uma quantidade muito grande de objetos em pequenos espaços dificulta tanto a locomoção, a praticidade e polui o ambiente visualmente. Se você possui muitos objetos, já pensou em doação? Existem vários locais que recebem móveis e objetos usados para a caridade!
Luminárias devem ser penduradas no teto e a televisão na parede
Presando sempre pela economia de espaço deve-se evitar os abajures. As luminárias preferencialmente penduradas no teto proporcionam muito mais conforto e comodidade. Televisões embutidas na parede também é uma saída, pois evita a necessidade de ter uma estante, que ocupa bastante espaço. Outra opção também é anexar a sua televisão de tela plana em suportes giratórios, utilizando-a para vários ambientes.
Cada espaço deve ser valorizado
Não menospreze os cantos, eles podem abrigar prateleiras, nichos, mesinhas ou até se transformar em um mini escritório com uma escrivaninha ou uma mesa perto de tomadas para colocar o computador ou notebook, ou monte uma mini biblioteca!
Facilite a circulação
Cada coisa no seu lugar, isso é a essência para organizar espaços pequenos! Tendo isso, a circulação pelo ambiente fica muito mais fácil e você poupa seu dedão de várias trombadas naquela mesinha colocada no lugar errado.
Fonte das imagens: TrajLar, MdeMulher, Loja de Papel de Parede, Revista Zap, Cantinho Organizado, Bicha Fêmea, Akizargozadelo, Vida e Estilo.
Demais, adorei! Estou precisando trocar a cortina da minha sala, mas não sei se coloco uma Cortina Romana ou uma Cortina Prega Macho. Tirei ótimas ideias daqui. Obrigada!
Beijinhos!
Claudinha Telles