Raramente usada, a cortina estampada pode mudar o visual de uma decoração e incrementar o ambiente!
Muitas pessoas acreditam que o uso de cortina estampada pode “pesar” o ambiente ou restringir a sua decoração. Se usada de forma correta, ela pode ser um dos pontos fortes do ambiente e casar harmoniosamente com ele. Confira a nossa lista com 4 dicas para não errar na hora de escolher e usar uma cortina estampada!
Quatro dicas para usar corretamente uma cortina estampada
Escolha uma cor base
Nem sempre a cortina estampada precisa ser neutra, mas para que o ambiente não perca a sua harmonia, ela precisa ter as mesmas cores da paleta usada para o local. Vale tons diferentes, detalhes coloridos ou mesmo deixar pra cortina a maior parte da cor do ambiente, com acessórios como almofadas e tapetes completando. Só não dá para escolher uma cortina estampada escura, paredes com cores fortes e móveis também coloridos! Equilibre a escolha e deixe o ambiente com informação visual suficiente, sem ficar cansativo.
Dê preferência para ambientes amplos
Em espaços maiores temos mais liberdade para juntar materiais, cores e estampas diferentes. Se você quer uma cortina estampada mais vistosa, com cores fortes ou mesmo com estampas diferentes, o ideal é que ela seja usada em um cômodo grande. Dessa forma ela não traz aquela sensação de “sufoco” e muito menos impede a entrada de luz natural caso seja escolhida uma cortina estampada com tecido mais pesado.
Medo de errar? Vá de clássico!
Se você ainda não está certa sobre o uso de uma cortina estampada, o clássico é sempre um ótimo começo. Cores neutras, tecidos leves e estampas delicadas são muito mais fáceis de combinar. É uma forma de diferenciar a decoração sem perder a elegância e sofisticação do ambiente. E, no final das contas, qualquer coisa é só trocar por uma cortina lisa de volta!
Opte por estampas geométricas
As estampas geométricas são uma das melhores escolhas na hora de comprar uma cortina estampada. Elas caem bem durante todas as estações, são modernas e muito fáceis de combinar por conta da sua repetição. Além disso, é mais fácil de casar com acessórios: cortinas listradas com almofadas igualmente listradas, seja na mesma cor ou em cores que se harmonizem, por exemplo.
O segredo para o uso da cortina estampada é o mesmo usado na decoração em geral e também na moda, design e tudo que mexe com sensações visuais: equilíbrio. Se tiver mais aqui, tire um pouco dali. Se a cortina é estampada, invista em peças lisas para o ambiente. Se a cor da estampa é muito forte, deixe para o resto do cômodo cores mais suaves. Com cuidado e atenção, é possível combinar a cortina estampada em qualquer ambiente sem errar a mão!
Os acessórios são parte presente de qualquer decoração. Confira abaixo alguns produtos da loja virtual Lolahome para complementar o seu décor com cortinas estampadas:
Fonte das imagens: Simples Decoração, Pinterest
Adorei o post! As dicas de harmonização são excelentes! Não me parece simples combinar cortinas estampadas, mas as fotos provam que é possível, aliás, os ambientes ficaram lindos! Parabéns!
Beijos!
Que estampas maravilhosas e bela combinações. muita expiração e um só post.
Que ótimo que você gostou, Cortinew! Abraços!
Amei tirei as minhas duvídas, quero fazer cortina pra minha sala mas que a sala não fique pesada.
Oi Mafalda! O voil e linho são uma ótimas opções!! Boa sorte ❤
Justo o que preciso, obrigada!!
🙂
Tenho uma dúvida e quero que me ajudem por favor, quero saber qual o lado da cortina fica exposto pra dentro casa, o lado avesso ou o certo?