A etiqueta à mesa é sinal de respeito e suas regras podem mudar ao redor do mundo
Uma das partes mais legais de se viajar é estar presente em uma cultura diferente da sua, podendo absorver e aprender novas histórias, olhares e gestos. A etiqueta à mesa carrega também toda a manifestação cultural e histórica de um povo: às vezes um costume é mais do que só um costume. Recentemente o site britânico Restaurant Choice montou um guia para demonstrar respeito e não passar vergonha na sua próxima viagem e nós achamos tão legal a ideia que resolvemos traduzir as dicas para vocês. Aproveite e bon appetit!
No Vietnã
Use sem moderação todos os temperos e acompanhamentos que são servidos em pequenas porções junto à refeição principal. As duas mãos devem ficar sempre sobre a mesa, uma segurando os hashis (os pauzinhos da culinária oriental) e a outra segurando a tigela de arroz. Nunca comece a comer ou beber até que os mais velhos tenham sido servidos e dado permissão para comer. A gorjeta no Vietnã é dada apenas quando o serviço é excepcional, ficando por volta de 5%.
No Egito
É sempre de bom tom levar um prato doce, como um bolo ou chocolates. Ao final da refeição, espere o Shai, uma espécie de chá preto ser servido. Deixe sempre um pouco de comida no prato, como sinal de que o seu anfitrião foi generoso com você. Não coma nunca com a mão esquerda, que é tida como a mão que se usa “no banheiro”.
No México
Não comece nunca a comer antes que o anfitrião diga “Buen Provecho!“, que significa boa refeição. Para não parecer esnobe, não coma os tacos com garfo e faca. Acerte antes quem irá pagar a conta para não haver essa discussão no meio do restaurante. A gorjeta no México é um pouquinho maior, ficando por volta dos 15%.
Na Hungria
Na Hungria, se você não quiser mais a sua bebida, não tome-a até acabar. Se o seu copo estiver vazio, ele será enchido de novo. Desde a Revolução Húngara não se brinda mais com cervejas, apenas com outras bebidas. A gorjeta por lá também fica em torno de 10%.
Na Polônia
Uma dica importante para quem vai visitar a Polônia e não quer passar vergonha: cuidado com os licores! Eles são praticamente vodka pura. Na hora do brinde diga “Na Zdrowie!” ou “Stola!” que remetem à saúde e longevidade. As flores nunca devem ser presentes para os anfitriões, principalmente os crisântemos, que são flores de funerais. A gorjeta fica por volta de 10-15%.
Na Alemanha
Na terra dos salsichões, nunca use uma faca para cortar as batatas que vêm como acompanhamento; ao invés disso, amasse-as com um garfo. Depois de um brinde ou de um discurso, ao invés de aplaudir, bata na mesa com a mão fechada (assim como batemos na porta). A gorjeta fica em torno de 5-10%.
No Reino Unido
A hora do chá é mundialmente conhecia e tem lá as suas regras de etiqueta. Nunca segure a xícara enquanto estiver mexendo o seu chá. Não deixe a colher dentro da sua xícara. Deixe a colher virada para a mesma direção da alça da xícara. Uma das regras de etiqueta mais famosas também é válida para o Reino Unido: nunca coloque os cotovelos na mesa! Ao final é educado deixar aos garçons uma gorjeta por volta dos 10% sobre o valor da refeição.
Quer conferir o post original? Clique aqui!
A gente adora viajar, mas o bom mesmo é voltar para o aconchego da nossa casa… E para deixar as suas refeições mais bonitas, confira a nossa seleção de produtos de mesa da Lolahome!
[metaslider id=10530]