A decoração industrial garante espaços funcionais sem perder o estilo
Com origem entre a década de 50 e 70, a decoração industrial surge como uma opção para dar estilo e beleza aos studios que se transformaram, pouco a pouco, nos lofts de hoje. Com a peculiaridade de materiais expostos em amplos espaços, o estilo industrial ajudou a tornar os ambientes mais funcionais e dar um toque de beleza ao estilo cru e urbano.
Para os espaços menores, a decoração industrial entra como uma opção para ampliar o ambiente e otimizar os espaços, fazendo uma releitura dos antigos galpões que misturavam ambiente de trabalho com moradia em meados do século XX, principalmente em Nova York. Assim, as características industriais dos espaços entram para a decoração, misturando materiais pesados com a delicadeza do design de interiores. Apesar de inusitada, a combinação dá muito certo!
O metal é um dos materiais mais presentes na decoração industrial. Ele aparece em prateleiras, estantes e luminárias. Na cozinha, serve como aparadores de objetos e também as mesas. As mesas com gavetas e rodinhas, típicas de cozinhas industriais, também podem fazer parte da decoração: em uma cozinha com espaço suficiente, elas entram como uma opção de ilha, práticas para as refeições e também para guardar louças e utensílios.
Tubos e fiações também ganham um novo olhar na decoração industrial e passam a ficar à mostra nos ambientes. Os spots de luz saem de cena e entram lâmpadas suspensas, com os fios sendo parte do décor, podendo brincar com a altura das luzes e criando um jogo interessante com as peças. As tubulações também entram no projeto, principalmente para imóveis que tenham o pé direito alto, como um detalhe urbano para deixar mais marcante o ambiente.
A madeira também é uma pedida perfeita para trazer esse ar de construção para a decoração. Peças escuras e mais ao natural (sem estarem perfeitamente lixadas e envernizadas ou então com as falhas comuns), madeira de demolição e pallets trazem o ar industrial mesmo com um material mais leve e fácil de utilizar como a madeira. Se você quer dar o toque cosmopolita, mas não quer uma decoração pesada na sua casa, a madeira mais “bruta” é uma aposta certa para o seu projeto.
Moderna e cheia de atitude, a decoração industrial brinca com o privado e o público, com o conforto de casa e o rigor dos espaços de trabalho. Vem conferir na Lolahome os produtos que são a cara da decoração industrial!
Oi. Gostei muito das matérias sobre decoração e fiquei interessado em pesquisar valores de móveis nesse sentido. Vocês têm alguma indicação de onde posso olhar?
Olá Mateus, tudo bem? Você pode procurar por lojas que trabalham com madeira de demolição na sua cidade ou por serralherias especializadas em decoração. Se você puder entrar em contato com um arquiteto ou designer de interiores, melhor, já que estes móveis aqui no Brasil são feitos normalmente sob encomenda. Abraços!!