Elemento tradicional da arquitetura moderna brasileira, conheça o cobogó, que ganha cada dia mais espaço indoor
Criado por 3 arquitetos (um brasileiro, um português e um alemão) na década de 20 em Recife, o cobogó teve como inspiração os muxarabis árabes, sendo utilizado para enfeitar fachadas. Com referências retiradas também da arquitetura colonial, o cobogó era originalmente feito de cimento e tijolo e com o passar do tempo foi repaginado, sendo feito com os mais diferentes materiais – cerâmica, vidro, resina e plástico, por exemplo. Criando um efeito visual atrativo e sendo uma solução prática para o clima tropical, o cobogó ganhou espaço também nos ambientes internos e se tornou um elemento tradicional da nossa cultura. Confira as inspirações de uso do cobogó em diferentes espaços!
O cobogó apareceu como solução para driblar o sol forte e o clima quente que invadiam as casas. Sua estrutura vazada ajuda a bloquear parcialmente a iluminação, sem comprometer a circulação de ar e preservando a intimidade dos ambientes. Dentro dos cômodos, o cobogó é usado como separador de ambientes ou como um detalhe a mais na decoração. Você pode usar os cobogós para separar espaços como a sala de estar da sala de jantar ou então aplicá-lo como detalhe em uma das paredes do dormitório, por exemplo.
A diversidade de cores, formatos e materiais com que é possível trabalhar nos cobogós dá versalidade à peça, fazendo com que ela consiga ser facilmente inserida em diversos estilos de decoração. As mais clássicas podem contar com cobogós nos detalhes, em espaços pequenos, com recortes mais clássicos e cores neutras. Já um décor mais despojado pode ter uma parede inteira feita de cobogós, em uma tonalidade contrastante com o ambiente e com recortes e formas mais ousadas.
Remodelar o tradicional cobogó e trazê-lo para a decoração contemporânea torna possível misturar as características históricas da arquitetura brasileira com um design que é prático e cheio de estilo. Inspirada para trazer referências repaginadas para a sua casa? Então confira a novidade da Lolahome que brinca com as cores e sensações do mar aberto, a coleção Mediterrâneo!
[metaslider id=10121]